O concelho de Castro Marim define-se por um núcleo urbano em constante crescimento demográfico. A este crescente processo associa-se o acentuado desenvolvimento urbanístico que deriva, sobretudo, da intensa procura e utilização balnear (seja ao nível de habitação ou comércio e serviços).
Neste contexto, a operação consubstanciou uma resposta integrada de adaptação às alterações climáticas, cujos objetivos traduzem-se em contrariar o efeito de ilha de calor nos espaços públicos urbanos, o incremento da gestão sustentável de água através do aumento eficiência hídrica, na redução de consumos e utilização de origens de água alternativas em espaços públicos; e a melhoria da drenagem pluvial em espaço urbano. Conjuntamente, espera-se que estas ações contribuam para a limitação do fenómeno de aquecimento global, a nível local, contribuindo ainda para a preservação da paisagem em toda a sua diversidade de componentes.
A operação em apreço visou assim implementar um modelo de aplicação preventiva, baseado na conservação e gestão sustentável dos recursos naturais; e na estabilização térmica do espaço urbano, compensando os fenómenos de urbanismo, e evidenciando a importância da preservação do património natural no combate às alterações climáticas.
Os nossos serviços
A Becorporate assessorou todo o processo de elaboração de candidatura ao Sistema de Incentivos POSEUR, incluindo a realização da memória descritiva e o estudo da viabilidade da mesma.
Saiba mais aqui!
Palavras-Chave
POSEUR / CANDIDATURA / ESTUDO DE VIABILIDADE