A União Europeia (UE) enfatizou a forte colaboração e a confiança recíproca estabelecida com Angola, através da celebração de quatro novos contratos de financiamento, num total de 90 milhões de euros, que serão disponibilizados até 2027.
Os acordos estão alinhados com o Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2023-2027, demonstrando o compromisso inequívoco do Governo em alcançar os objetivos definidos.
Assim sendo, foram estabelecidos quatro programas de cooperação nas seguintes áreas:
- economia azul;
- justiça;
- gestão de resíduos sólidos;
- capacitação da sociedade civil.
Relativamente à economia azul, o programa visa maximizar o potencial de Angola e desenvolver a cadeia de valor das pescas. No que se refere à gestão de resíduos sólidos e à economia circular, o objetivo será o de melhorar os serviços, gerar emprego digno e promover o desenvolvimento do setor privado e empresarial.
As ações propostas deverão contribuir desta forma para o fortalecimento dos dois pilares prioritários de desenvolvimento:
- desenvolvimento do capital humano;
- segurança alimentar.
Os investimentos previstos serão distribuídos da seguinte forma: 30 milhões de euros para a economia azul, 25 milhões de euros para a justiça, 25 milhões de euros para a gestão de resíduos sólidos e economia circular, e 10 milhões de euros para a capacitação da sociedade civil.
Com a nossa experiência e compromisso, ajudamos a transformar ideias em negócios de sucesso. Entre em contacto conosco e descubra como podemos fazer a diferença para o seu empreendimento!