AOysterworld, Lda, fundada em 2013, tem como principal objetivo a produção de bivalves, nomeadamente ostras. Para o desenvolvimento da sua atividade, a empresa conta com 4 marinhas – Canes, Santos, Alcaçarenha e Torinos.
No âmbito do projeto, pretendeu-se, por um lado, realizar investimentos com vista ao reforço e modernização do processo produtivo – tanto qualitativamente como em volume; e, por outro lado, reformular a disposição dos tanques desta ostreicultura (viveiro Canes), melhorar a qualidade dos produtos por aplicação de técnicas de maneio adequadas e, ainda, promover a eficiência energética pela utilização de fontes renováveis. As marinhas que ficaram sujeitas à intervenção foram: Canes e Alcaçarenha.
Neste sentido, a realização dos investimentos que compunham a candidatura, tinha como objetivos: Aumento da produção; Aumento do volume de negócios; Alcançar maiores margens comerciais; e Aumento da qualidade do produto.
A Becorporate assessorou todo o processo de elaboração de candidatura ao Sistema de Incentivos Mar2020, a Estruturação do Plano de Investimentos, e a realização dos Estudos Técnico-Económicos de suporte, o que inclui o Estudo de Viabilidade da operação, o estudo da tração do produto no mercado e a modelação do sistema de produção.
A Alvostral– Produção e comercialização de bivalves, Lda fundada em 2012 tem como atividade a produção e comercialização de bivalves. A entidade promotora é uma empresa predominantemente familiar e que tem desempenhado um importante papel na dinamização da região de Alvor, enquanto zona de eleição para a produção de ostra na região Algarvia.
O projeto de investimento, para além da intervenção nestas áreas produtivas, irá apostar no reforço das suas capacidades produtivas e na modernização dos seus processos; na medida em que estes são inteiramente manuais atualmente. A empresa irá ainda construir um Centro de Operações, que serve de apoio a produção.
No âmbito do investimento produtivo foram previstas as seguintes operações: Diversificação da produção agrícola, introduzindo uma nova espécie; Investimentos produtivos na aquicultura, nomeadamente a criação de uma nova unidade de trabalho e a construção de 4 novas unidades produtivas; Modernização do centro de operações; Aquisição de meios de maneio; Instalação de sistemas que contribuam para a melhoria da eficiência energética, nomeadamente painéis fotovoltaicos.
A Becorporate assessorou todo o processo de elaboração de candidatura ao Sistema de Incentivos Mar2020, incluindo a realização da Consulta de Mercado, a Estruturação do Plano de Investimentos, e a realização dos Estudos Técnico-Económicos de suporte.
A empresa Bivalsado, Lda., constituída no ano de 2013, tem como atividade a produção e comercialização de bivalves, nomeadamente ostras. Para o desenvolvimento da sua atividade, a empresa adquiriu as marinhas Anjos de Menezes, Falcôa e Cabral, localizadas na freguesia da Gâmbia, Pontes, Alto da Guerra.
A entidade promotora propôs-se com este projeto, denominado Complexo Anjos de Menezes, Falcôa e Cabral, iniciar uma nova etapa na atividade ostreícola no Estuário do Sado.
O estuário do Sado é um estuário de grandes dimensões, sendo o principal fornecedor de ostra da Europa. Dadas as condições particulares da implementação deste projeto, a empresa recorreu a um “mix” entre ostra portuguesa e ostra plana.
A operação MAR-02.01.03-FEAMP-074, findada em 05 de dezembro de 2018 teve como objetivo a expansão e modernização da exploração ostreícola, recorrendo à introdução de um novo sistema de produção e de um sistema de circulação hidráulica. Este novo sistema traduzir-se-á num produto final muito mais apetecível e resistente e apto para a comercialização.
A Becorporate assessorou todo o processo de elaboração de candidatura ao Sistema de Incentivos Mar2020, incluindo a Estruturação do Plano de Investimentos, e a realização dos Estudos Técnico-Económicos de suporte, o que inclui o Estudo de Viabilidade da operação, o estudo da tração do produto no mercado, a modelação do sistema de produção; tendo sido responsável igualmente pelo acompanhamento financeiro da implementação da operação.
A OstraSelect, Lda, criada em 2009, tem como atividade a produção e comercialização de moluscos bivalves, os serviços de depuração e expedição dos referidos moluscos, nomeadamente ostras.
A realização do projeto em apreço enquadra-se no Programa Operacional Mar2020, em particular, no que respeita ao desenvolvimento sustentável da aquicultura. O plano de ação passou pelo reforço da capacidade produtiva, e pelo reforço da qualidade das ostras produzidas, por automatização de processos, aplicação de técnicas de maneio adequadas, e redução da densidade de ostras por saco.
A realização de investimentos que compõem esta candidatura teve assim como principais objetivos: (i) Aumento da produção; (ii) Maior controlo sobre a cadeia de valor, pela inclusão dos elos/estágios relacionados com a depuração e embalamento; (iii) Alcançar maiores margens comerciais; e (iv) Aumento da qualidade do produto;
A Becorporate assessorou todo o processo de elaboração de candidatura ao Sistema de Incentivos Mar2020, incluindo a Estruturação do Plano de Investimentos e a realização dos Estudos Técnico-Económicos de suporte, o que inclui o Estudo de Viabilidade da operação, o estudo da tração do produto no mercado, a modelação do sistema de produção; e ainda a produção do Relatório de Comercialização Independente.